Grande parte das nossas recomendações para o caminhoneiro são sobre como economizar dinheiro. Esse fator está inteiramente ligado a uma direção consciente que tem como prioridade a manutenção do veículo a longo prazo.
É bom deixar claro que a vida financeira saudável pode ser conseguida em qualquer espaço de trabalho e na do caminhoneiro também procede.
Adotando algumas sugestões básicas, você tem a oportunidade de diminuir os gastos e ainda conservar as condições de funcionamento de seu caminhão.
Como economizar dinheiro na estrada
Saber exatamente com o que gasta
O caminhoneiro que trabalha como autônomo tem seu lucro alto, porém seus gastos com o veículo diminuem sua lucratividade, restando pouco dinheiro em cada frete.
Por isso, é necessário ter um controle mais definido de quanto recebe e quanto gasta, para compreender para onde o valor do frete vai e, a partir disso, conseguir administrar melhor as finanças e fazer um “pé de meia”. Ou seja, saber como economizar dinheiro.
O custo principal junto ao frete é com combustível, já que grande parte do valor ganhado é utilizado para abastecer o veículo. Em segundo lugar, o maior gasto do motorista são os pneus.
Ainda que sejam caros, os pneus têm uma vida útil longa, e ainda podem, inclusive, serem recapados e retornar a rodar como novos.
No entanto, além dessas despesas fundamentais, outras precisam ser consideradas para saber quanto de cada frete como: pedágios, pernoite, estacionamento, alimentação, manutenção etc.
A dica? Faça um controle, anote tudo que gastar, e a principal: separe as finanças pessoais das profissionais.
Tentar aumentar a rentabilidade dos fretes
Muitos caminhoneiros se perguntam “o que devo fazer para economizar dinheiro?” No entanto, a resposta é simples: todo caminhoneiro precisa saber um pouco sobre finanças.
Logicamente, não é necessário ser um especialista no assunto. Contudo, praticar um pouco pode ser um divisor de águas na vida do profissional. Isso porque, ele consegue calcular o valor do frete e outras despesas, além de estimar seu lucro.
Junto a isso, vem a possibilidade de aumentar a rentabilidade dos fretes. A melhor forma de consegui-lo é operando o caminhão inteligentemente. Um exemplo é utilizar o transporte de cargas complementares.
Além disso, é possível recusar propostas de frete que não contam com custos. Aliás, fazendo isso, o caminhoneiro estará ajudando todos os fretes.
Afinal, quando o valor é apenas simbólico e todos os caminhoneiros recusam, o dono da carga precisará aumentar o valor do frete.
Planejar bem as viagens
Planejar a viagem proporciona ao caminhoneiro a evitar circunstância que elevam os gastos e se tornam maiores e duradouras.
Além disso, permite uma maior lucro com o frete de volta, e com a grande disponibilidade para novos trabalhos, otimização da rentabilidade.
Por isso, é preciso que o caminhoneiro se prepare para as adversidades. Então, examine suas rotas previamente, calculando o período da viagem transitada por elas e buscando alternativas, caso haja alguma eventualidade presente no trajeto.
Saber como economizar combustível
O principal gasto dos caminhoneiros é o combustível, seja em sua quantia aumentada, ou pela frequência dos custos. Afinal, a cada viagem o tanque necessita estar cheio para financiá-la.
Dirigir com cautela contribui tanto para um trânsito mais estável, reduzindo o estresse do cotidiano, assim como diminui o consumo.
Ao evitar paradas repentinas e aceleradas contínuas, o automóvel pode usar melhor a energia produzida, além de evitar o uso exacerbado de combustível.
Saber como se planejar financeiramente
Administrar um caminhão não é tarefa simples e nem barata. Requer bastante atenção do caminheiro e predisposição a realizar esses prazos de revisão e de trocas de parte da manutenção preventiva. Essas ações são mais econômicas, mas precisam de investimento do dono do veículo.
Desta forma, para que o caminheiro não fique perdido com a redução de gastos das viagens e com o aumento da rentabilidade, começando a gastar mais do que pode e deixando as manutenções frequentes e as demais despesas fundamentais, é necessário ter um bom planejamento financeiro.
Não esqueça de separar um dinheiro para a efetivação de impostos como, por exemplo, o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o Licenciamento.
Abra sua conta digital no Frotabank e administre seu dinheiro da estrada
Agora que você já sabe dicas de como economizar dinheiro, temos uma alternativa para dobrar a aposta! Claro que estamos falando da conta digital para pessoas físicas Frotabank!
A conta é aberta gratuitamente, você não gastará com a anuidade e ainda terá toda a manutenção do cartão feita sem precisar gastar um centavo para isso.
Além disso, embora seja ideal para abastecimento, você pode utilizar o cartão em qualquer outra compra. Além disso, todo o dinheiro que você economizar pode deixar guardadinho em sua conta Frotabank e juntar para realizar seus planos, como a troca de caminhão, por exemplo.
Quem é MEI Caminhoneiro também pode abrir uma conta pessoa jurídica. Basta pegar informações em nosso site.
Abra sua conta agora! Baixe o aplicativo Frotabank!