A cada dia que passa, mais pessoas relatam ter sofrido golpes e fraude bancária na internet.
De acordo com matéria publicada na revista Exame, só no primeiro semestre deste ano, 3 milhões de tentativas foram registradas, é o que mostra o levantamento Mapa da Fraude realizado pela ClearSale, empresa especialista em prevenção e gerenciamento de risco.
O estudo, que analisou os dados do e-commerce, apontou que o número de tentativas de fraude no país entre janeiro e junho de 2022 cresceu 9% na comparação ao mesmo período do ano de 2021.
Então, é preciso estar atento aos sinais de fraude e também saber como se proteger desses golpes. Além disso, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), estima que cerca de R$ 2,5 bilhões será o total do prejuízo até o final do ano.
Para que você não se torne mais um número nessa estatística, confira as dicas abaixo.
O que é fraude bancária?
Antes de tudo é preciso explicar do que se trata esse tipo de golpe que se tornou muito comum nos últimos anos.
Fraude bancária é quando alguém usa o CPF de outra pessoa para abrir contas, além de identidades e emissão de cartões de crédito. Ou seja, são terceiros que utilizam dados de outros indivíduos para furtar dinheiro em transações bancárias.
Segundo o Senado brasileiro, já existe uma nova lei em tramitação que aumenta a pena para esses criminosos. Hoje em dia, ela varia de 1 até 5 anos, porém, o novo projeto prevê que passe para 8 anos de prisão.
Saiba quais são os principais golpes
Antigamente as pessoas precisavam ir ao banco para resolver todos os problemas que surgiam.
No entanto, com a evolução da tecnologia, é comum que até mesmo as empresas resolvam tudo on-line. Por esse motivo e pelo número maior de pessoas navegando na internet, cresceu o número de golpes.
Por isso, listamos algumas das principais fraudes bancárias do momento, para você se proteger. É importante, que em qualquer suspeita, você não realize transações e entre em contato com o número de telefone indicado pelo seu banco.
Golpe no WhatsApp
Sem dúvidas, essa modalidade de golpe é uma das mais comuns. Por exemplo, o golpista descobre o número do celular da vítima, clona a conta e utiliza todos os dados.
Em seguida, começa a pedir transferências bancárias aos contatos. No entanto, essa clonagem é feita através de códigos de segurança, que são passados pelas próprias vítimas.
Troca de cartão
Frequentemente pessoas relatam terem sido abordadas, através de ligações, por funcionários de bancos para fazer a troca de cartões. Dessa forma, eles entram em contato com as vítimas, informam que existe alguma pendência no seu cartão de crédito ou débito e que enviará um portador na sua residência.
Em seguida, esse golpista vai até a sua casa para pegar esse objeto. Apesar de a situação às vezes parecer muito distante de nós, muitas pessoas acabam caindo nessa cilada.
Então, o jeito é ficar sempre atento e não passar informações pessoais por telefone ou mensagem.
O que fazer se sofrer uma fraude bancária?
Antes de mais nada, essa é uma situação muito chata, mas que infelizmente pode acontecer.
Sendo assim, se for vítima de uma fraude bancária, o primeiro passo é bloquear as suas contas e cartões de crédito. Em seguida, faça um boletim de ocorrência para que não haja problemas futuros e você tenha provas do crime.
Além disso, existem funcionalidades no banco para que seus limites sejam reduzidos.
Caso aconteça algum sinistro, por exemplo, você não perde grandes quantias. Por fim, sempre relate todos os detalhes quando for procurar a delegacia e leve todas as evidências do fato.
10 dicas de como se proteger de golpes e fraude bancária
- Não compartilhe detalhes da sua vida pessoal nas redes sociais, principalmente endereço e telefone;
- Ao receber códigos de segurança sem ter solicitado, não compartilhe com ninguém;
- Utilize o método de confirmação em duas etapas para redes sociais, e-mails e outros aplicativos;
- Não compartilhe suas senhas bancárias e de cartões com outras pessoas;
- Não passe dados pessoais, como senhas, para pessoas que se passam por funcionários de bancos e afins;
- Não abra links recebidos por e-mail com teor diferente do convencional;
- Em aparelhos celulares, utilize a opção de biometria facial ou digital para fazer desbloqueios;
- Utilize antivírus nos seus computadores;
- Para acessar suas contas pessoais, nunca utilize aparelhos de terceiros;
- Nunca faça transferências bancárias para promoções muito atrativas e “fora da realidade”.
Apesar de parecer coisas simples, infelizmente muitas pessoas ainda são vítimas dessas fraudes.
Por isso, para fazer essas transações, esteja sempre atento e verifique todos os detalhes. Ao perceber qualquer movimentação estranha, não conclua operações.
O Frotabank se preocupa com seus clientes e por isso trouxe essas dicas sobre fraude bancária. Também estamos sempre atentos e preocupados em oferecer a melhor experiência para nossos correntistas. A segurança de sua conta digital em nosso banco é nossa prioridade.
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