fbpx

Por que e como fazer um bom planejamento financeiro? Veja dicas!

Se você é um caminhoneiro autônomo, precisa entender e adotar alguns hábitos profissionais no seu dia a dia. Medidas como a manutenção preventiva e proteção do veículo com um rastreador para caminhão, além da condução de forma segura, especialmente à noite, devem ser hábitos comuns.

Para complementar, o planejamento financeiro deve estar nesses hábitos e deve ser muito bem feito. Afinal, de nada adianta ganhar dinheiro se ele some rapidinho do seu bolso e você nem sabe com o que ele foi gasto. Por isso, o planejamento financeiro é importante.

Elaboramos o post de hoje para você entender mais sobre a importância do planejamento financeiro, bem como se planejar e reduzir despesas. Acompanhe-nos agora!

O que é planejamento financeiro?

Planejamento financeiro é a organização das finanças, com controle de gastos, análise regularmente do orçamento e estratégias bem definidas. Tudo para entender a origem do dinheiro que entra e para onde ele vai.

De forma mais simples, é saber o quanto e de onde vem o dinheiro que entra e como ele é gasto. Com isso, é possível economizar para alcançar um objetivo: realizar sonhos, comprar uma casa, trocar de caminhão ou pagar as dívidas, por exemplo.

Ou seja: é analisar a situação financeira e planejar o futuro com base nela. 

Entenda a importância do planejamento financeiro para caminhoneiros

Agora que você já está familiarizado com o que é planejamento financeiro, está na hora de entender sua importância. A verdade é que caminhoneiros donos de seus próprios caminhões que mais precisam planejar as finanças. Entenda agora:

Muitas despesas: não é segredo que as despesas são altas: IPVA, DPVAT e licenciamento, além da manutenção regular e troca de pneus.

Gastos antes mesmo do recebimento: a maioria dos caminhoneiros precisa realizar gastos antes de receber pelo trabalho: abastecimento de combustível, pedágios, refeições e, dependendo do tempo de viagem, pernoite para descansar.

Contas de casa: além das despesas do trabalho, o caminheiro também precisa levar em consideração suas contas de casa, especialmente quando o sustento da família vem exclusivamente do caminhão. É comum ter que enviar dinheiro para pagar essas contas. 

Como fazer um planejamento financeiro?

Como você viu até aqui, com o planejamento financeiro é possível saber quanto você está ganhando e como está gastando esse dinheiro. Literalmente, é um planejamento. Primeiro você identifica oportunidades para reduzir gastos, depois você aumenta os ganhos.

Agora, chegou a hora de descobrir como fazer um planejamento financeiro. Confira os passos abaixo e monte o seu! 

1. Anote todos os valores que entrarem

Este é o primeiro passo para saber exatamente o quanto você ganha por mês. Para quem recebe salário, é muito fácil. Porém, para quem é autônomo, a dificuldade aumenta, pois cada mês o valor é diferente.

Anote todo o valor que entrar, a data e para qual empresa você fez o serviço. Também verifique regularmente a conta bancária para checar se os pagamentos estão em dia. 

2. Faça um registro de todas as despesas

O segundo passo é saber o quanto você gasta por mês. Portanto, faça as anotações dos valores gastos juntamente com a data, o tipo de despesa (combustível, refeições, contas de casa, etc). Com essas informações, fica mais fácil o processo da próxima dica. 

3. Analise e reduza as despesas

Com as informações obtidas nos dois primeiros passos, chegou a hora de sentar e reservar alguns minutos para fazer algumas contas e descobrir a sua situação financeira atual.

Portanto, faça as 3 seguintes somas abaixo:

A primeira soma é das categorias de gastos. Some os gastos separados por categorias, como o combustível, alimentação, gastos com manutenção do caminhão, contas de casa e assim por diante. Depois de somar, você saberá o que mais impacta o seu orçamento. É nessas categorias que você tem que focar para diminuir seus gastos.

A segunda soma é a de cada viagem. Fazendo isto, você saberá exatamente o quanto ganhou por cada viagem. Para isso, basta pegar o valor recebido pela viagem e diminuir pelo valor gasto com ela. Esta conta é essencial, pois embora alguns trabalhos possam parecer que pagam bem, a despesa é tão grande que o lucro some.

A terceira é a soma das despesas. Com esta soma, você saberá exatamente se está entrando mais dinheiro do que saindo. Caso as despesas estejam acima dos ganhos obtidos, você precisa, urgentemente, reduzir os gastos.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *